O Lugar da Meditação


Era uma manhã do mês de Julho em uma praia do litoral norte paulista. O sol chegava tímido através do nevoeiro comum das manhãs frias e úmidas do inverno. A maré baixa e o mar tranquilo criavam ondas rasas que acariciavam preguiçosamente a areia sob meus pés.

Na contemplação de toda a beleza e tranquilidade desta manhã eu ignorava o frio. Iniciei assim minha caminhada lenta e presente, acompanhado do mar à minha esquerda e das montanhas à minha direita. Caminho onde a areia se deixou transformar pela água, uma faixa entre a areia fofa e a espuma das ondas.

Que bom é estar onde a terra encontra o mar! Exatamente ali. Nem tanto solo firme, muito menos água em sua imensidão total. Mas sim um pouquinho dos dois no espaço de um passo, tanto para se ter entre um calcanhar e o dedão do pé. Me sinto grato. Olho para trás, observo e encontro liberdade na impermanência das minhas pegadas.

Me divirto quando uma onda vem e volta levando meus pensamentos embora que imediatamente se dissolvem. Neste vai-e-vem gentil, natural, o que fica é o espaço da constante renovação. Completo porque vazio. Pleno e livre. Vivo...pois que não resiste em se transformar. Me transformo, logo existo.

Este é o lugar da meditação. O espaço interior da não-identificação e da aceitação criativa da impermanência de tudo e de todos. O centro do desejo sereno e inebriante de viver e estar presente na vida a cada minuto, a cada respiro. Me preencho de confiança.

As contas, o trânsito, os boletos, conflitos, nada disso deixa de existir. Meditar não é negar o mundo. Na verdade, a meta ideal de quem medita é estar ainda mais presente nesta vida. A grande liberdade é viver nossos desafios sem nos tornarmos prisioneiros destes, podendo assim dar novas respostas, cada vez mais criativas e assertivas, para um mundo em constante transformação.

Então, se nos encontrarmos por aí, não se engane. Mesmo que você me veja na calçada cinza e frenética da Avenida Paulista, uma parte minha sempre estará onde a terra encontra o mar. Espero lá por vocês!

Gratidão!


23 visualizações

CONTATO

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Conecte-se ao meu LinkedIn!

© 2019 by Pedro Gaspar. All rights reserved. Comunicoaching - CNPJ 21.034.083.0001/00 - Rua Correia de Lemos, 179 - São Paulo - SP