O Humorista ao Volante (e seu projeto no bagageiro)

Atualizado: 11 de Nov de 2019

Qual é o homem mais forte do mundo? É o guarda de trânsito! Pois consegue parar carros, ônibus e caminhões usando só uma das mãos. Essa é uma piada que eu adorava contar quando era criança. Eu estava descobrindo o humor e adorava fazer os outros caírem na risada. Sempre achei que as piadas escondiam uma certa sabedoria, um jeito diferente de olhar o mundo.


O humor é poderoso, sagaz. Os filósofos e poetas que me perdoem, mas os humoristas são os grandes observadores da vida. São os olhos e ouvidos capazes de captar o comportamento humano diante da vida, suas incoerências, sua beleza, sua dor e em poucas palavras convidar o outro a rir de si mesmo.

O guarda para o trânsito não com seus músculos, mas com a sua capacidade de se comunicar com os motoristas. Do nosso lado, para que nossos projetos avancem, precisamos nos comunicar com a vida. Hoje entendo que aquela piada nos induzia a pensar sobre o limite da força e depois nos mostra o poder descomunal da comunicação.

Pois bem, o motorista dirige o veículo. E quem dirige a vida? Boa pergunta. Não sei é homem ou mulher, jovem ou experiente, CLT ou Freelancer. Não sei mesmo. Agora eu desconfio que quem controla a vida só pode ser um humorista!



Sim, porque tem coisa que acontece no nosso dia-a-dia que nos traz a certeza que, em algum lugar, alguém só pode estar de sacanagem com a gente. E pronto! Agora você já sabe qual é a situação. O Universo escolheu um humorista para dirigir o ônibus chamado vida. E seu projeto tá no bagageiro. Dorme com essa! Rs


Então você está lá, abrindo seu negócio, tocando seu casamento, criando seus filhos e tem um ser criativo e gozador no estilo @murilogun bolando estratégias para fazer você crescer e arrancar umas boas risadas de todo mundo. Basicamente o seu modo de dirigir é como uma boa piada que primeiro faz você achar que está indo numa direção e depois catapimba! te dá um nó humoristicamente desconcertante.


Não podemos controlar a vida, mas podemos entender a piada. Podemos refletir: “O que foi que o observador lá em cima entendeu que eu não entendi? “ O motorista pode ser um sacana, mas no ônibus ele é quem tem a melhor visão da estrada. Então é melhor rir com ele, nem que seja para gerar uma empatia, quebrar o gelo e começar uma conversa.

A partir daí, compreender um pouco mais do que ele enxerga e você não. Fala para ele pelo menos onde você está indo e onde pretende fazer suas paradas. Por que toda piada tem um fundo de verdade e se queremos evoluir na vida e nos negócios, buscar entender as verdades é imprescindível.


Mas fiquem atentos! Esse aí perde o passageiro mas não perde a piada.


*Sugestão de música para o texto: Partido Alto composição de Chico Buarque e cantada pela Cássia Eller.

6 visualizações

CONTATO

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Conecte-se ao meu LinkedIn!

© 2019 by Pedro Gaspar. All rights reserved. Comunicoaching - CNPJ 21.034.083.0001/00 - Rua Correia de Lemos, 179 - São Paulo - SP