A "açucarização" da vida


Basta diminuir a quantidade de açúcar na sua dieta e um verdadeiro fenômeno gustativo se realiza: você sente o verdadeiro gosto daquilo que está comendo. É fantástico! Porque há anos que eu tomo guaraná sem ter nunca notado que tem um gosto horrível no final. É tanto açúcar para aquilo ficar bom que, no final, o que é feito pra adoçar virou o ingrediente principal.

Me pergunto a repercussão deste fenômeno na nossa vida quotidiana. Por exemplo, a relação de um casal não vai bem, não tá descendo...bota açúcar nisso! Viagens, presentes, favores, programas cada vez mais sofisticados, enfim o que deveria acrescentar algo ao ingrediente principal (a relação) acaba virando o foco de todo o esforço de tornar algo insatisfatório "tragável".

Outro exemplo, quando o trabalho não nos satisfaz. Bota açúcar! Mais dinheiro, mais benefícios, promoções, viagens, títulos, para fazer todo aquele "disagio" passar longe através do gostinho doce que mascara a falta de gosto e o vazio daquilo que não nos alimenta de verdade. Vale dizer que quanto mais "refinado" o açúcar menos ele alimenta o nosso organismo, já que chega desprovido de todas as vitaminas.

Pois é, isso é o que eu chamo de açucarização da vida. É contentar-se com o prazer relâmpago e pagar um preço a longo prazo, seja com uns quilinhos a mais ou realização pessoal a menos. Diminua o açúcar da sua vida e veja se aquilo que fica realmente te satisfaz. Se não, é hora de mudar!

Mudar é recuperar o gosto pelos ingredientes mais importantes da vida: o amor, a amizade, a alegria, etc. É poder suportar o amargo, a insatisfação, como primeiro passo para se transformar, para chegar cada vez mais perto do que se deseja."Nunca podemos ter o suficiente daquilo que não nos satisfaz de verdade".É o princípio do vício e da dependência, de querer sempre mais. Pare de adoçar aquilo que você no fundo sabe que não gosta e procure algo que te dá prazer ao mesmo tempo que te alimenta o corpo e a alma.

Gratidão!


5 visualizações

CONTATO

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Conecte-se ao meu LinkedIn!

© 2019 by Pedro Gaspar. All rights reserved. Comunicoaching - CNPJ 21.034.083.0001/00 - Rua Correia de Lemos, 179 - São Paulo - SP